Castanha do Pará – a Maior Fonte de Selénio Conhecida

Ainda não se sabe ao certo a quantidade de benefícios que o Selénio pode trazer para a nossa saúde, mas algumas já estão bem pesquisadas.
O Selénio é um mineral protector do cérebro e do coração, pois ajuda a prevenir a formação de ateromas, de coágulos e ainda normaliza a pressão arterial. Tem propriedades anti-inflamatórias e imunoestimeulantes e uma acção extremamente importante na memória e em várias funções cerebrais; activa ainda a enzima SOD e o bom humor.

O selénio promove o anti-envelheciemento porque é um componente da glutathion peroxidase, uma enzima que destrói os peróxidos, isto é, os agentes oxidantes que atacam as células. A atividade catalítica do selénio é reforçada na presença da vitamina E, que é também indispensável na redução dos radicais livres.
O selénio tem ainda a propriedade de desintoxicar o organismo de metais pesados tóxicos, como o mercúrio, o chumbo, o arsénico e o cádmio e é um combatente eficaz contra certos tipos de cancer.
Como adquiri-lo nos alimentos? Só tem de consumir uma Castanha do Brasil por dia, para estar a contribuir de sobremaneira para a sua saúde.
Entre outros alimentos temos o alho, ovos, leguminosas, sendo a suplementação igualmente uma solução.

 

É importante deixar aqui registado que o consumo excessivo deste mineral é prejudicial e pode causar toxicidade caracterizada por fragilidade e perda de unhas e cabelo, por exemplo.
Bruno Gonçalves (Naturopata)
www.terapiasholisticaslisboa.com