7 Dicas Imprescindíveis para Ser um Melhor Comunicador

A palavra é um veículo extremamente importante para que os outros conheçam o seu potencial como pessoa e como profissional.

A boa comunicação é essencial para que você seja bem interpretado e valorizado no seu local de trabalho e pelos seus clientes.

Nas minhas Consultas de Health e Life Coaching sou muitas vezes chamado a desenvolver as Habilidades de Comunicação das pessoas e é incrível a quantidade de gente inteligente que na hora de se expressar, entra em crises de pânico e ansiedade e não consegue mostrar nem metade do que sabe.

 

A Arte da Comunicação pode ser aprendida e não tem que ser um bicho de sete cabeças. Uma das áreas do meu trabalho, visa facilitar aos participantes tranquilidade para falar em público, técnicas posturais de empoderamento pessoal, linguagem assertiva e foco no conteúdo, a pessoas que tem dificuldade em se expressar e em controlar a ansiedade na hora de se expor nas mais variadas situações, desde a apresentação de trabalhos até a candidatar-se a novos cargos na sua profissão.

Neste artigo quero partilhar 7 dicas para que a sua comunicação comece hoje mesmo a fluir melhor.

 

1. Em qualquer conversa importante seja atencioso e simpático antes de entrar no assunto principal. Um bom dia e um sorriso constroem fortes pontes de confiança e de entendimento. Antes de atingir a essência de sua conversa, garanta que a pessoa se sinta bem-vinda e confortável em sua presença, evitando mal entendidos e preconceitos.

 

2. Tenha cuidado com as distrações, a nossa linguagem corporal fala bastante do nosso interesse pela conversa.

Para algumas pessoas é extremamente ofensivo quando têm que conversar com outras que olham constantemente para o telefone, quando falam com phones auriculares nos ouvidos, estejam sempre com o olhar disperso ou braços cruzados na hora de aceitar uma opinião contrária. Procure levantar a cabeça e olhar mais nos olhos da pessoa, para mostrar respeito por ela e entender as suas necessidades.

 

3. É importante definir de antemão no seu mapa mental, quais os resultados que deseja obter com a conversa, para que esta seja desenvolvida de forma clara e objetiva. Mantenha o foco, seja breve e conciso.

Esteja atento à reação da pessoa e quais as suas expectativas e mesmo que não concorde com ela, procure manter o equilíbrio e a educação, para que em nenhum momento você perca a razão.

 

4. Aprenda a escutar sem interromper. Mesmo que ache que a pessoa está sem a razão, permita que ela se expresse, pois podemos aprender muito sobre nós mesmos e como comunicar melhor quando escutamos o outro. Às vezes é mais importante evitar um confronto do que ter sempre a última palavra.

 

5. Adapte a sua mensagem ao público em questão. Avalie o tipo de grupo ou a estrutura da pessoa a quem se dirige, para ser específico e não usar palavras e argumentos desnecessários. Não menospreze a inteligência de ninguém, mas entenda que para melhor ser entendido você tem que comunicar na linguagem que a pessoa entende.

 

6. Tenha o Método Ford na manga, sempre que precisar de uma conversa para quebrar o gelo. FORD é uma sigla em inglês para os temas Família, Ocupação, Lazer  e Sonhos.
Pense em algumas perguntas para cada categoria, arquive-as na sua memória e poderá começar uma conversa duradoura com qualquer pessoa que você não conhece tão bem. Às vezes é mais importante se mostrar interessado do que querer parecer interessante.

 

7. Sempre que achar pertinente peça feedback, ou seja, pergunte à pessoa se ela entendeu realmente o que você quis dizer, se ela concorda ou discorda. É uma forma de podermos sempre melhorar a nossa habilidade de expressão e garantir que a comunicação entre vocês esteja sempre clara e transparente.

 

Se quer desenvolver mais a Arte da Comunicação e não sabe como, entre em contacto. Nas nossas Consultas de Health e Life Coaching, temos tido grande sucesso em resolver casos de pessoas com ansiedade recorrentes por terem que se expor em público.

O Coaching vem-se revelando de grande valia para estes casos, em conjunto com técnicas de meditação, neurociência, PNL, exercícios de teatro, exercícios vocais, técnicas para desenvolver a oratória, entre outras;

Com métodos simples e eficazes, transformamos aquilo que parecem grandes dilemas, em facilidades de expressão, para mostrar mais do seu potencial e chegar com tranquilidade nos seus objectivos pessoais e profissionais.

Para mais informações contacte-nos.