Café da Manhã Saudável

Quando eu digo às pessoas que é bom evitar o glúten contido em pães e cereais de café da manhã, não raras vezes nas minhas consultas, perguntam-me o que é então um bom café da manhã (pequeno-almoço), no qual a pessoa se sinta saciada e lhe traga força até à próxima refeição.

 

Eu nunca vejo um café da manhã como algo unicamente com a função de acordar e trazer força… Ele é também a continuação da desintoxicação da noite e por isso deve ser mais à base de frutas como banana, mamão e maçã por exemplo, que graças às suas fibras, vitaminas e minerais irão nutrir e auxiliar na eliminação de toxinas e produtos excedentes da digestão.

Também penso que é uma boa altura para dar um reforço no cérebro e outros órgãos e por isso adiciono a essa salada de frutas sementes como nozes, castanhas do Pará, amêndoas e até castanha de caju para ir variando. Para melhor aproveitamento das propriedades destas sementes pode hidratá~las em água de um dia para o outro.

 

Sempre que posso faço o suco verde antes e só passado meia hora é que como a salada de frutas. Para muita gente só o suco verde já é o café da manhã, mas em alturas de trabalho mais físico ou que tenha que ir para zonas da cidade mais poluídas, não dispenso a salada.  

 

Basicamente a receita da salada de frutas matinal para uma

pessoa é a seguinte:

 

- 1 banana (tem potássio e magnésio, bons para músculos

e coração)

- 1 pedaço de mamão formosa (tem enzimas digestivas e

é um laxante natural)

- 1 maçã (tem pectina e outros nutrientes importantes;

bom descascar se não for orgânica)

- 3 nozes (têm ómega 3 , vitamina E e Zinco, boas

para a visão e cérebro)

- 1 a 2 castanhas do Pará (têm selénio, mineral muito

importante para o bom funcionamento do cérebro)

 

Corte tudo em pedaços pequenos e voilá...

De vez em quando eu vario e uso também sementes de

girassol, amêndoas, avelãs, castanha de caju, pinhão e até batata doce como foi o caso de hoje na foto.

 

No final, como substituto do café, às vezes eu faço um chá de jatobá ou de crajiru e adiciono no final um pouco de erva de chimarrão.A erva de chimarrão pode ser usada sozinha porque é o que vai estimular um pouco o físico e a mente, mas não precisa fazer que nem o Gaúcho, tomar na cuia e colocar um monte de planta, basta colocar um pouco da erva em um pouco de água a ferver como num chá normal, deixar esfriar e beber.

 

Para algumas pessoas o pão parece imprescindível numa primeira fase, por isso se quiser complementar com tapiocas que não têm glúten é também uma solução.

 

Caso queira mais alguma informação neste sentido ou queira saber qual seria o café da manhã mais apropriado a você, entre em contato.

 

 

Bruno Gonçalves (Naturopata e Osteopata)