Sabia que a ansiedade pode estar diretamente ligada ao que consome? Por exemplo o abuso de estimulantes como café, tabaco, açúcar, chocolate, chá preto, etc., aumentam os níveis de ansiedade, principalmente em alturas de abstinência. A solução para acalmar momentos mais ansiosos é diminuir o uso destes estimulantes e permitir que o coração bata mais devagar.

 

Mas um dos grandes vilões do estresse, falta de paciência e ansiedade é o glúten, principalmente do trigo. O trigo produzido hoje em dia sofreu mutações tecnológicas ao longo de centenas de anos para alimentar uma população mundial crescente.

O que acontece à grande parte das pessoas é que ao ingerirem produtos à base de trigo, destroiem-se as vilosidades intestinais não deixando o intestino delgado assimilar de forma eficaz, vitaminas e minerais importantes, que relaxam partes do sistema nervoso e nos dão saciedade. 

 

Quando eliminamos o glúten da nossa dieta, ou diminuímos bastante o seu consumo, iremos reparar que ficamos mais calmos, vamos sentir os músculos com mais fibra e força, o cérebro funciona melhor e somos capazes de controlar melhor os nossos impulsos.

 

Porque é que acha que há tanta gente obesa ou

com peso acima da média hoje em dia??

R: Porque muita gente não absorve aquilo que

come e fica sempre com fome.

Além de não estar a assimilar bem os nutrientes,

é bom lembrar que Compulsão Alimentar

muitas vezes é procurar o amor no lugar errado .

 

Até há pouco tempo dizia-se que só os Celíacos,

pessoas que possuem um transtorno autoimune

do intestino delgado, sofriam com o consumo de

glúten, mas está provado que este pode afetar a

maioria da população. Esse consumo pode

produzir anemia, fadiga física e cerebral mesmo

comendo bastante às refeições, inflamação dos

tecidos gerando dor em certas articulações e

músculos, produzir fermentações e lesões no

intestino e sintomas de desequilíbrio em outros

órgãos.

 

Para certas pessoas tende a ser muito difícil

eliminar o glúten da dieta, mesmo que seja só por uma semana, porque ele atua como uma droga no cérebro criando dependência, daí que seja bom a pessoa reforçar nesse período de transição com alguns suplementos alimentares, entre eles a Vitamina do complexo B.
Em caso de dúvida, marque uma consulta connosco e saiba mais acerca do que lhe pode estar causando certo tipo de sintomas que lhe tiram a tranquilidade. Arranjaremos soluções e dar-lhe-emos dicas para conseguir diminuir o consumo de certos alimentos e incorporar outros que combinam consigo e lhe são saborosos ao paladar.

 

Bruno Gonçalves (Naturopata e Osteopata)

O Combate à Ansiedade começa na sua Mesa