Alecrim, um Aliado em Diversas Frentes

O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta comum nos vales, perto de praias e jardins mediterrânicos, mas pode ser encontrada como “amiga” do homem, um pouco por todos os continentes e ilhas pela sua beleza, aroma, uso na culinária e propriedades medicinais.

O que a maioria das pessoas não sabe, é que além de todas estas propriedades, ela aparenta ter a capacidade de purificar a energia dos locais onde está plantada, trazendo boa-aventurança e guarnição aos lares.

 

É de sabedoria popular que um banho quente de imersão com chá de alecrim, tonifica os músculos, acalma as dores, mas também a nível emocional e psíquico, levanta o astral da pessoa, afastando a tristeza e estados melancólicos.

 

Os nativos norte-americanos sabendo dessas propriedades purificadoras, desde tempos imemoriais, usam o alecrim em associação com outras plantas, como por exemplo a arruda, para fazer defumações, limpezas energéticas do corpo e das habitações. Eles afirmavam que antes da pessoa poder ser curada de sintomas físicos, teria que limpar-se de maus pensamentos e sentimentos negativos e o alecrim era um ótimo instrumento no sentido da transmutação dessas energias e alcançar estados mais equilibrados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Aromaterapia é usado contra a depressão, para trazer foco e concentração e proporcionar ambientes ótimos ao estudo e ao trabalho intelectual.

 

Medicinalmente, o chá das folhas de alecrim é utilizado para o tratamento de artrite por conter componentes anti-inflamatórios e em diversas afeções do fígado como intoxicação alcoólica e icterícia.

 

Tónico para o sistema nervoso central, as suas folhas são ricas em antioxidantes, que protegem as nossas células contra os radicais livres que são responsáveis por doenças degenerativas do cérebro e responsáveis pelo surgimento de câncer, de doenças cardíacas, entre outros malefícios à saúde. É também por isso que é considerado um bom aliado para a agilidade mental e pode ser usado para prevenir e controlar a Doença de Alzheimer.

 

Diversos estudos científicos apontam-na como uma planta protetora do fígado, rins, estômago, podendo ainda auxiliar em patologias como a diabetes e doenças reumáticas.

 

Na Permacultura é amplamente usada para afastar insectos e lagartas indesejados à saúde da horta, graças ao seu aroma forte.

 

Por isso, agora já sabe, além de poder usufruir das muitas propriedades medicinais e aromáticas do alecrim, pode colocar um vaso desta planta à entrada de um jardim ou de uma casa para que a Vida flua de uma forma mais harmoniosa. Não se perde nada em tentar…

 

Bruno Gonçalves (Naturopata e Osteopata)